Blog

14/07/2021

6º Fórum de Oncologia Pediátrica

Eventos

Mais uma edição do FÓRUM DE ONCOLOGIA PEDIÁTRICA - FOP será realizada em agosto próximo. O 6º Fórum, acontecerá entre os dias 04 e 14 de agosto, por meio de uma plataforma virtual desenvolvida exclusivamente para o evento. 

Iniciativa do Instituto Desiderata (https://desiderata.org.br), nesta edição, o objetivo é propor ações em rede que contribuam para o fortalecimento de políticas públicas nacionais para a prevenção e o combate ao câncer infantojuvenil. Essa discussão vai contar com a participação de instituições e profissionais que são referências nacionais e internacionais na área, empenhados em encontrar soluções eficazes para aumentar as chances de cura entre as crianças brasileiras.  

O Fórum de Oncologia Pediátrica (FOP) é um espaço coletivo bienal onde acontecem trocas de experiências, discussões e são geradas propostas para a (re)definição de políticas públicas que garantam diagnóstico precoce, acesso rápido e tratamento de qualidade para o câncer infantojuvenil. Ao final do evento, essas propostas são consolidadas na Carta de Recomendações que é enviada aos gestores de saúde, representantes de universidades e organizações não governamentais a fim de nortear as ações relacionadas ao câncer infantil no Brasil. Os avanços que ocorrem a partir desse documento são monitorados pelo Instituto Desiderata, e, a cada edição do evento, os resultados são apresentados para acompanhamento das ações propostas.

A CONIACC, parceira Institucional do Fórum de Oncologia Pediátrica, será representada pela sua presidente, Dra. Teresa Fonseca. No dia 12/08/2021, das 16 às 17h30, Dra. Teresa mediará a mesa redonda que discutirá o tema Estratégias de Advocacy para o Câncer Infantojuvenil.

Público Alvo: Profissionais e gestores públicos da área de saúde, estudantes e participantes das Ligas Acadêmicas das universidades, registradores de câncer e demais interessados em contribuir para o diagnóstico precoce, acesso rápido e tratamento de qualidade para crianças e adolescentes com câncer.

Temática a ser abordada:

CURSOS:

Oncologia Pediátrica com foco na Equipe Multiprofissional da Atenção Primária 

A importância dos cuidados paliativos desde o diagnóstico

A consulta de enfermagem e sua contribuição para identificação dos sinais e sintomas do câncer infantil
 

ENCONTROS TEMÁTICOS:

Colhendo experiências sobre o cuidado no momento da finitude - invenções possíveis como brechas para o sofrimento profissional

Sobre viver após o câncer infantojuvenil

Experiência da Escala de Sinais de Alerta Precoce Pediátrico (ESAPP) no Brasil

Comunidade Compassiva – cuidados paliativos nas favelas

Diagnóstico Precoce em oncologia pediátrica

MESAS:

Como avançar de forma mais equitativa nas políticas para o câncer infantil no Brasil?

Como os dados podem ser usados na gestão das políticas públicas de câncer infantil?

Conquistas e desafios no acesso ao atendimento do câncer infantojuvenil

Estratégias de advocacy para o câncer infantil

A situação do câncer infantojuvenil no Brasil, desafios e possibilidades para a qualificação do diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes

As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas pelo site foprio.org.br.

Galeria de Imagens