Blog

23/11/2022

CONIACC É DESTAQUE EM CONFERÊNCIA ANUAL LATINO-AMERICANA CONTRA O CÂNCER INFANTIL

Notícias

A CONIACC, representada pela sua presidente Dra. Teresa Fonseca, se fez presente na XIV CONFERENCIA ANUAL PARA ORGANIZACIONES LATINOAMERICANAS CONTRA EL CÁNCER INFANTIL.

O evento, realizado na República Dominicana, de 07 a 11/11/2022, foi organizado pela Fundación Nuestros Hijos, sob os auspícios da Childhood Cancer International Latam.

A CONIACC, representando todas as suas instituições associadas, teve dois importantes momentos na Conferência. No primeiro, foi feita uma explanação sobre o seu envolvimento, junto com outras instituições brasileiras, para a aprovação da lei 14.308, sancionada em 08 de março deste ano, que instituiu, no Brasil, a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica.

No segundo momento, foram apresentadas as peças da campanha nacional “O Câncer Infantojuvenil Existe de Verdade”, veiculadas entre julho e agosto/22, em diversos veículos de comunicação brasileiros. Segundo a Dra., houve até interesse pelos representantes do México em adaptar a campanha para ser veiculada naquele país.

Segundo Dra. Teresa, a presença da CONIACC na conferência deu o pontapé inicial para a inserção do Brasil no movimento contra o câncer infantil realizado em outros países da América Latina. Foi enfatizado que a experiência do Brasil poderá contribuir com outros países, principalmente para aqueles que estão buscando formatar uma confederação, a exemplo da CONIACC. 

Dra. Teresa anunciou que a CONIACC participará do próximo congresso, a ser promovido pela Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica junto com a Sociedade Latino-americana de Oncologia Pediátrica a ser realizado em maio de 2023, na cidade de Florianópolis, SC, quando coordenará um grupo de trabalho que discutirá a ampliação de Grupos de Pais, já existentes em outros países vizinhos, para alavancar a oncologia pediátrica na América Latina.