Blog

27/08/2023

PILOTO DO MAPEAMENTO DE INSTITUIÇÕES DE TRATAMENTO E DE APOIO É REALIZADO

Notícias

Há tanto tempo sonhado, discutido e planejado, finalmente está sendo realizado o piloto do maior e mais completo, até o momento, mapeamento nacional das instituições de tratamento e apoio às crianças e adolescentes com câncer no Brasil.

Seu objetivo é realizar o mapeamento nacional das instituições de tratamento e instituições de apoio destinadas à assistência de crianças e adolescentes com câncer, estabelecidas no Brasil, para contribuir com soluções que ampliem a possibilidade de sobrevida dos pacientes. 

O projeto compreende aplicação de questionário especifico para as instituições de tratamento e para as de apoio, cujas indagações reportam ao seu nível de maturidade e de desenvolvimento profissional, porte, gestão, serviços prestados, dificuldades e carências, nível de integração umas com as outras, área geográfica de atuação, estrutura física, recursos humanos e tecnológicos, grau de assistência social e de tratamento, estratégias e políticas de comunicação existentes, planejamento estratégico e orçamentário, entre outras questões da vida das instituições.

Sonhado e estruturado pela CONIACC, o projeto foi ganhando corpo e agregando parceiros importantes como a SOBOPE e o Ministério da Saúde, como apoiadores institucionais, e a Fundação Keira Grace, da Flórida - USA. 

Estamos buscando estabelecer parcerias estratégicas de financiamento do projeto com a Sociedade Latino-americana de Oncologia Pediátrica - SLAOP, com a Organização Pan-americana de Saúde - OPAS e outras entidades nacionais e internacionais.

A Fundação Keira Grace, por sua vez, destinou R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) para o financiamento do projeto piloto do mapeamento, que está sendo realizado em algumas instituições, tanto de apoio, quanto de tratamento.

RESULTADOS ESPERADOS COM O MAPEAMENTO

De curto prazo:

• Perfil dos centros de tratamento.

• Perfil das instituições de apoio.

• Contexto do câncer infantojuvenil nas diversas regiões brasileiras.

• Propostas de ações para qualificação da assistência.

• Informações disponíveis em Plataforma Digital.

De longo prazo:

Equiparar a qualidade do atendimento em todo país ao nível dos melhores centros, trazendo aos pacientes a mesma possibilidade de sobrevida, independentemente do local de tratamento.

• Melhoria e fortalecimento das instituições de apoio.

• Aproximação das instituições de apoio aos centros de tratamento. 

• Redes de referência e contrarreferência qualificadas e efetivas.

• Classificação e certificação das instituições de apoio