Campanha Setembro Dourado busca conscientização sobre câncer infantojuvenil
Doença é a que mais mata jovens de um a 19 anos no Brasil
A Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC) promove mais uma edição do Setembro Dourado, campanha de alcance nacional com o objetivo de conscientizar a população e as autoridades municipais, estaduais e federais sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.
Considerado a principal causa de mortes por doença entre crianças e adolescentes de um a 19 anos no Brasil, esse tipo de câncer costuma ser mais agressivo e de evolução rápida. Porém, da mesma forma, responde melhor a tratamentos, tendo ampla chance de cura quando descoberto o quanto antes. De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos novos de câncer infantojuvenil estimado para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 7.930. A cada hora, um novo caso é identificado no Brasil, porém é estimado que mais de 4.500 crianças e adolescentes não recebam diagnóstico correto anualmente.
De acordo com Vera Lucia de Paula Silva, Diretora de Mobilização Social da CONIACC e membro do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), uma das principais bandeiras do Setembro Dourado é o encontro precoce de uma doença que pede maior atenção, tanto de pais e familiares como de professores e profissionais da saúde, para ser diagnosticada corretamente. “Em países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), as chances de cura e sobrevivência chegam a 80%, enquanto no território brasileiro este índice alcança a média de 64%, atualmente. Faltam informações adequadas sobre os sinais, sintomas e velocidade de evolução do câncer nessa fase da vida. Um levantamento feito pelo INCA aponta que o tempo entre a percepção de sintomas e a confirmação diagnóstica do câncer infantojuvenil é longo, fazendo com que muitos pacientes cheguem ao tratamento em fase avançada da doença, diminuindo as possibilidades de cura. Precisamos mudar essa realidade”, observa Vera.
Além de realizar a campanha Setembro Dourado, a CONIACC também integra a Frente Parlamentar da Prevenção e Combate ao Câncer Infantil (FP), uma entidade civil, de interesse público, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, que tem a finalidade de aumentar os índices de cura da doença. Um Comitê Estratégico apoia a Frente Parlamentar com subsídios técnicos, oportunizando um debate sobre as principais necessidades dessa causa, mobilizando a rede de instituições, casas de apoio e hospitais.
Uma conquista recente foi a sanção presidencial à Lei 14.308/2022, que instituiu a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica do Brasil. Entre seus principais objetivos estão aumentar os índices de sobrevida, priorizar o diagnóstico precoce, reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes com neoplasia. “É imprescindível estimular a conscientização das autoridades públicas, principalmente as estaduais e municipais, para implementar a lei urgentemente. Assim, mais crianças receberão tratamento em centros oncológicos especializados, credenciados em conformidade às exigências do Ministério da Saúde. A mudança só é efetiva com o comprometimento de todos”, aponta Rocco Francesco Donadio, Diretor de Comunicação e Marketing da CONIACC e um dos fundadores da Associação de Amparo à Criança e ao Adolescente com Câncer da Serra Gaúcha (DOMUS).
Lutar por essa causa é uma missão de vida, de acordo com Donadio. “É uma forma de retribuir o que já conquistamos. Não admitimos que as crianças não tenham as mesmas oportunidades de cura que os adultos. Nosso trabalho é fazer tudo que for possível para proporcionar às crianças perspectivas de cura e vida saudável, o que é absolutamente possível. Câncer não é mais sinônimo de morte, a chance de cura é real”, afirma o diretor.
Ainda, Vera comenta como não é somente a criança que adoece, mas a família inteira é afetada. “Nosso intuito é levar esperança. Juntos, fazemos a diferença”, complementa, lembrando que o lema da CONIACC é “Quem ama está sempre atento”.
Sobre a campanha
Idealizada pela agência Love Comunicação, de Caxias do Sul (RS), a campanha traz a Turma CONIACC, formada por animais como girafa, elefante, zebra, dromedário, porco e urso panda traduzidos como personagens do imaginário infantil. Eles são os anfitriões da ação, mostrando em diversas peças publicitárias maneiras de observar sinais que podem significar câncer infantojuvenil, favorecendo o diagnóstico precoce.
Sobre a CONIACC
Sem fins lucrativos e sediada em Brasília (DF), a CONIACC foi fundada em 2008 e representa a união de forças de 50 instituições filiadas, distribuídas de Norte a Sul do país, com o objetivo de acolher, amparar e dar assistência a crianças e adolescentes com câncer, bem como suas famílias. Essas instituições associadas assumem a liderança na defesa dos direitos de crianças e adolescentes com câncer infantojuvenil, com o propósito de viabilizar melhor qualidade de vida, dignidade e cidadania, minimizando a dor e as dificuldades desses pacientes.
Fonte: Dinâmica Conteúdo Inteligente