A Campanha Ação Infância e Vida é uma parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC.

Seu foco é a divulgação dos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, constituindo-se em estratégia de resposta aos altos índices de diagnóstico tardio de câncer em crianças e adolescente no país.

Objetivo principal da campanha:

  • Mobilização de clientes e funcionários do Banco do Brasil e da sociedade em geral para a causa do combate ao câncer infantojuvenil.

Objetivos específicos:

  • Levar informações aos profissionais da área de saúde a fim de terem conhecimento e condições de realizar um preciso diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil;
  • Orientar e conscientizar a população sobre o câncer infantojuvenil por meio da divulgação de informações através dos meios de comunicação disponíveis;
  • Estimular ações educativas e preventivas relacionadas ao câncer infantojuvenil para a população em geral;
  • Apoiar, financeiramente, projetos selecionados por Edital, elaborados pelas instituições filiadas à CONIACC, com foco no diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil através dos seus sinais e sintomas que se manifestam nas crianças e adolescentes.

Deste modo, a Campanha promove a possibilidade de cura do câncer infantojuvenil, pois o diagnóstico precoce da doença é fator determinante para a eficácia do seu tratamento, visto que, quanto menor o tempo entre o aparecimento dos sinais da doença e a confirmação do diagnóstico, maiores serão as chances de cura.

Depoimento da Dra. Teresa Fonseca

A Dra. Teresa Fonseca, oncologista pediátrica e atual presidente da CONIACC, define assim a importância do Projeto Ação Infância e Vida:

Dra. Teresa Fonseca

“O Câncer é uma importante causa de morte na criança e adolescente no Brasil e no mundo.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que no Brasil ele corresponda à segunda causa de mortalidade na faixa etária entre 1-19 anos, sendo que a taxa de cura é em torno de 64%, aquém dos países de alto desenvolvimento humano como os Estados Unidos onde esta taxa é de 84,8%(SEER,2014).

Diante do exposto, há uma grande necessidade de modificarmos esta realidade.

O Projeto Infância e Vida, realizado, através da CONIACC (Confederação Nacional de Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer), por suas 48 associadas, tem viabilizado ações para a melhoria do atendimento das nossas crianças e adolescentes por todo o Brasil.

Esta ação, de grande impacto em nível nacional, seja por incentivo a realização de campanhas de diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, seja por ações diretamente relacionadas à assistência de crianças e adolescentes com câncer, vem contribuindo para que o Brasil avance na melhoria do atendimento destas crianças, e consequentemente contribua diretamente no aumento das taxas de cura desta população. Esta mudança de realidade é um dos maiores presentes que podemos ofertar para as crianças e adolescentes do nosso país”.