O Dia nacional de Combate ao Câncer Infantil, teve como ponto de partida a instituição do Dia de Combate ao Câncer com a sigla (DNCC) do Paraná, promulgado pela Câmara Federal instituindo o dia 23 de novembro como data comemorativa. Posteriormente diversas entidades fizeram promulgar a mesma data em seus municípios e estados.

No Encontro Nacional de Voluntários de Combate ao Câncer Infantil, realizado em Juiz de Fora foi levado à plenário para que fosse discutida a sua implantação com a mesma data, mas como sendo o dia nacional do Combate ao Câncer Infantil. Aberta as discussões, foi sugerido pela entidade de Brasília que fosse acrescentado a palavra infantil à sigla DNCCI, o que representaria muito melhor o trabalho desenvolvido pelas nossas instituições. Por unanimidade foi então aprovada a sugestão como DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER INFANTIL com a sigla DNCCI no dia vinte e três (23) de novembro como data oficial, em que as entidades deveriam comemorar e divulgar por todos os meios possíveis o combate ao câncer infantil.

UNEACC e UNIVERSO, entidades do norte e nordeste e do sul sudoeste que da fusão das mesmas no congresso de voluntários de 2008, em São Paulo resultou na CONIACC, batalharam para que o DNCC fosse LEI NACIONAL, o que finalmente veio a ter sucesso com o decreto do Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, como LEI 11.650 de 04 de abril de 2008 nos seguintes termos:

“Fica instituído o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, que será celebrado anualmente no dia 23 de novembro. ”

Leia na íntegra o Decreto Lei que institui a data de 23 de novembro como o DIA NACIONAL DO COMBATE AO CÂNCER INFANTIL.