É um dos principais projetos realizado anualmente, pela CONIACC, em conjunto com as suas filiadas, em todo o mês de setembro, visando informar e conscientizar a população em geral, para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, através da suspeição de sinais e sintomas da doença.
A campanha, composta de peças gráficas, audiovisuais e para redes sociais é patrocinada pela CONIACC e distribuída para todas as suas 48 filiadas. Estas, em função do seu relacionamento local se utilizam de todos os meios de comunicação social para a sua divulgação, além de promoverem encontros presenciais ou virtuais para discutirem o tema com profissionais oncologistas e pediatras e voluntários.

Além de alertar para os sintomas da doença, as ações do “Setembro Dourado” objetivam diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais para a cura da doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer infantojuvenil já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Com o diagnóstico precoce, em torno de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda no início e com chances importantes de cura. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura do câncer infantojuvenil no Brasil ainda deixa a desejar em função da descoberta tardia da doença.
Porém, graças aos avanços de pesquisas e novos protocolos de tratamentos, a possibilidade de cura é muito maior quando a doença é descoberta logo no começo. Em outras palavras: o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil pode representar o início da sua cura.
Setembro 2025
A campanha SETEMBRO DOURADO, protagonizada pela CONIACC, visa sensibilizar as famílias em geral para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, através dos seus sinais e sintomas.
Este ano ela parte do princípio de que os sinais do câncer infantojuvenil são como notificações do corpo — alertas que não podem ser ignorados. Em uma era onde todos estamos hiper conectados, habituados a responder de imediato a notificações de aplicativos, mensagens e redes sociais, a analogia se torna direta, contemporânea e extremamente eficaz.
Ao posicionar os sintomas como “notificações do corpo”, criamos uma ponte imediata entre o mundo digital e a saúde infantil, tornando o alerta mais próximo, compreensível e urgente para pais, responsáveis e jovens adultos.
Ao traduzirmos esses sintomas em ícones de alerta visuais (sininhos, pop-ups, mensagens não lidas), tornamos a campanha ainda mais acessível e visualmente atrativa.
Essa abordagem não apenas reforça o conceito principal como também contribui para a memorização dos sintomas e estimula a ação rápida. Por isso, sua mensagem é: Se o corpo mandar a notificação, não silencie. Procure rápido o médico. O diagnóstico precoce pode ser a salvação.
A Turminha CONIACC, com sua estética carismática, serve de guia nesse processo de conscientização, tornando o conteúdo mais leve e eficaz, mesmo quando o assunto é sério. Ao alinhar linguagem visual e verbal com os hábitos digitais do nosso tempo, garantimos uma campanha atual, relevante e emocionalmente conectada com quem mais precisa ouvir essa mensagem: as famílias.






Escute os jingles
Escute os jingles de 30s e 1min sobre o "Setembro Dourado".
Escute o nosso funk
Escute o nosso funk "Passinho da Prevenção".
Recado do Médico Dr. Antonio Sérgio Petrilli
Assista ao recado do Médico Dr. Antonio Sérgio Petrilli para a Campanha do Setembro Dourado.