É um dos principais projetos realizado anualmente, pela CONIACC, em conjunto com as suas filiadas, em todo o mês de setembro, visando informar e conscientizar a população em geral, para a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, através da suspeição de sinais e sintomas da doença.

A campanha, composta de peças gráficas, audiovisuais e para redes sociais é patrocinada pela CONIACC e distribuída para todas as suas 48 filiadas. Estas, em função do seu relacionamento local se utilizam de todos os meios de comunicação social para a sua divulgação, além de promoverem encontros presenciais ou virtuais para discutirem o tema com profissionais oncologistas e pediatras e voluntários.

foto

Além de alertar para os sintomas da doença, as ações do “Setembro Dourado” objetivam diminuir a taxa de mortalidade, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais para a cura da doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer infantojuvenil já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Com o diagnóstico precoce, em torno de 80% desses pacientes poderão ser tratados adequadamente com a doença ainda no início e com chances importantes de cura. Segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura do câncer infantojuvenil no Brasil ainda deixa a desejar em função da descoberta tardia da doença.

Porém, graças aos avanços de pesquisas e novos protocolos de tratamentos, a possibilidade de cura é muito maior quando a doença é descoberta logo no começo. Em outras palavras: o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil pode representar o início da sua cura.

Flyer - Parte 1
Flyer - Parte 2

Escute os jingles

Escute os jingles de 30s e 1min sobre o "Setembro Dourado".

Escute o nosso funk

Escute o nosso funk "Passinho da Prevenção".

Recado do Médico Dr. Antonio Sérgio Petrilli

Assista ao recado do Médico Dr. Antonio Sérgio Petrilli para a Campanha do Setembro Dourado.