Blog

03/08/2022

Inaugurada CASA ICI: segunda casa de Acolhimento da América Latina para pacientes com  câncer infantojuvenil sem chance de cura

Associadas

Inaugurada CASA ICI: segunda casa de Acolhimento da América Latina para pacientes com câncer infantojuvenil sem chance de cura
Evento de lançamento do projeto foi realizado nesta quarta-feira para dar início a um dos maiores projetos nos 30 anos de atividades do Instituto do Câncer Infantil.
Um lugar de amor, acolhimento e carinho: essa é a Casa ICI, projeto do Instituto do Câncer Infantil inaugurado nesta quarta-feira (03). O evento, realizado na própria Casa ICI, contou com a participação de voluntários e apoiadores da instituição. Os padrinhos do projeto são o goleiro Alisson Becker (Liverpool) e a esposa Natália Becker, além do ex-goleiro Taffarel e a esposa Andrea Taffarel.
O imóvel fica localizado na Rua Augusto Pestana - próximo ao Hospital de Clínicas - e foi adquirido em 2020 para acolher pacientes com câncer infantojuvenil que não tem mais chance de tratamento curativo, e seus familiares. Toda a reforma foi realizada com doações de parceiros, empresas e voluntários. Este é um dos projetos mais importantes da história do ICI, que comemora seus 30 anos e assiste pacientes com câncer infantojuvenil de 0 a 19 anos. 
Além das adaptações e ambientação para atender com qualidade e conforto os pacientes e seus acompanhantes, a casa tem uma decoração diferenciada para trazer ainda mais conforto neste momento difícil. Como o próprio slogan já diz e está estampado nas paredes, “aqui mora o amor”, uma demonstração do carinho e empenho da instituição em criar o projeto. 
A CASA ICI possui três dormitórios, batizados de sol, nuvem e coração, salas de estar e lazer, cozinha, sala de refeições, banheiros, sala de enfermagem e consultórios médico e multidisciplinar. O local é adaptado para receber até três pacientes com um acompanhante cada. 
De acordo com o Superintendente do ICI, Dr. Algemir Brunetto, a Casa ICI é mais uma etapa de uma história de realizações nos 30 anos de instituição. “Tudo isso é fruto da parceria entre o ICI e a comunidade gaúcha, sempre solidária apoiando iniciativas para melhorar os índices de cura do câncer infantil e a qualidade de vida das famílias”, aponta. 
Dr. Algemir avalia que embora os índices de cura de câncer infantojuvenil atualmente sejam superiores a 70%, é preciso avançar para ajudar os pacientes com tipos de câncer resistentes ao tratamento disponível. “Mesmo tão necessária, é apenas a segunda Casa de Cuidados Paliativos para crianças e adolescentes com câncer na América Latina. O espaço é direcionado a pacientes assistidos pelo ICI, que não possuem condições de suporte médico e social para ficar em sua própria residência, e que necessitem de auxílio e cuidados especiais”, finaliza. 

A inspiração e o funcionamento da CASA ICI

Criada para atender as necessidades de pacientes em cuidados paliativos, a Casa ICI se inspirou em outros hospices que existem no Brasil e contou com apoio de uma equipe voluntária de arquitetos para desenvolver o projeto.
Segundo o Dr. Brunetto, embora a CASA ICI tenha sido planejada dentro do conceito de cuidados paliativos, o nome hospice não é o mais apropriado para evitar uma ideia de terminalidade. "Temos a essência de que seja um espaço aconchegante e de acolhimento para famílias", afirma. "Esse é mais um desafio do ICI que entende a importância da generosidade para dar a cada paciente um tratamento como se ele, ou ela, fossem únicos", finaliza.

Fonte: Instituto do Câncer Infantil