Blog

29/09/2022

CARAVANA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

Associadas

PROJETO: DIFUNDINDO SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER INFANTIL COM A CARAVANA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE

AUTOR PRINCIPAL: Geisebel Santos

CO-AUTORES: Mariely Monteiro, Cynthia Alves

INSTITUIÇÃO: Instituto do Câncer Infantil do Agreste, ICIA. Caruaru, PE.

INTRODUÇÃO: A Caravana do Diagnóstico Precoce é um projeto idealizado pelo ICIA. Foi premiada em 2019 pelo Projeto DOM, do Grupo Fleury, que busca identificar oportunidades de melhoria em gestão, qualidade e inovação no processo de atendimento de ONGs que atuam em saúde. Uma equipe multidisciplinar leva informações sobre sinais e sintomas para municípios do agreste de Pernambuco.

OBJETIVO: A finalidade desse trabalho é demonstrar a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, relatar a epidemiologia e exaltar capacitação dos profissionais da atenção primária para esse diagnóstico, já que essa atenção é a porta de entrada para futuros tratamentos.

METODOLOGIA: A metodologia parte das visitas realizadas disseminando informações sobre o câncer infantil, que possui sinais de alerta de difícil observação e podem ser facilmente confundidos com outros diagnósticos. As palestras e vídeoaulas ministradas nas caravanas visam evitar a fase avançada da doença. As visitas são realizadas em parceria com as secretarias de saúde e educação dos municípios, que viabilizam todo o processo. Durante a pandemia, a caravana foi reformulada para o formato digital, com o envio de arquivos para os as cidades.

RESULTADOS: A caravana é, atualmente, um dos projetos mais importantes da instituição. Muitas visitas foram realizadas desde  meados dos anos 2000. O interior de Pernambuco é composto por 185 municípios, e todas as cidades polo da região receberam a caravana. A meta para os próximos anos é visitar todos os municípios do Estado e consolidar ainda mais a eficácia do projeto.

CONCLUSÕES: Espalhando as informações necessárias para que esse diagnóstico seja feito precocemente, o ICIA consegue atender essa demanda oferecendo tratamento gratuito para a criança ou adolescente. Cada município visitado fica respaldado sobre como esse encaminhamento pode ser feito e, principalmente, como identificar os sinais e sintomas da doença.