Blog

29/10/2022

DESAPEGO SOLIDÁRIO

Associadas

PROJETO: DESAPEGO SOLIDÁRIO
AUTOR PRINCIPAL: MARIA AUXILIADORA RIBAS FREIRE
CO-AUTOR: ANDRÉ CHRISTOFFOLI MACHADO
INSTITUIÇÃO: ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS COM CÂNCER – AACC/MS, NO MUNICÍPIO DE
CAMPO GRANDE, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL.
INTRODUÇÃO: Na AACC/MS, todas as doações de produtos recebidos (roupas, sapatos, acessórios, brinquedos, eletrodomésticos, etc.) passam pelo setor de triagem e são divididas em três frentes: atender as necessidades diretas da criança/adolescente com câncer, bem como suas famílias, atender a casa de apoio e compor os bazares fixos para venda ao público. Em 2020 com a pandemia, a presença dos voluntários e as doações in loco, apesar da instituição não interromper seus atendimentos, não mais seriam possíveis, impactando o engajamento, o atendimento aos assistidos com os produtos e a captação de recursos. A solução foi criar uma ação que pudesse envolver o voluntário e suprir a demanda das
doações de produtos.
OBJETIVO: Engajar o voluntário e captar doações de produtos sem que doador se desloque até a AACC/MS.
METODOLOGIA: Sob a supervisão do Coordenador do Voluntariado, são disponibilizados containers de MDF aos voluntários, estes adesivados com a identificação visual da instituição, que são estrategicamente colocados em seus condomínios, prédios, empresas, etc. O voluntário também é responsável pela divulgação local da ação e coleta do container pós captação de doações.
RESULTADOS: A ação “Desapego Solidário” engajou os voluntários que estavam momentaneamente impedidos de frequentarem a instituição, proporcionou um aumento de 500% das doações recebidas no período entre 2020 e 2022,aumentou a capacidade de atendimento aos assistidos e aqueceu as vendas nos bazares que passaram utilizar os aplicativos online.
CONCLUSÕES: Com o sucesso do “Desapego Solidário”, mesmo com a retomada da rotina presencial, a AACC/MS dará continuidade na metodologia e ampliará a disponibilidade de 10 containers para 20.